Órgãos de jovem que morreu em Dourados foram para Campo Grande e dois Estados

26/12/2017 12:10 Saúde
Primeiro transplante realizado em Dourados ocorreu em março deste ano. Foto: Arquivo/Dourados News
Primeiro transplante realizado em Dourados ocorreu em março deste ano. Foto: Arquivo/Dourados News

Com duração do procedimento cirúrgico de três horas, aconteceu em Dourados, no Hospital da Vida, no último sábado (23), a captação de três órgãos da jovem de 18 anos que faleceu na quinta-feira, dia 21 de dezembro.

Conforme informações do médico coordenador do CIDHOTT (Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes), Antônio Pedro Lucas Bitencourt, três órgãos foram captados por uma equipe de Brasília (DF) que desembarcou no Aeroporto Francisco de Matos Pereira.

“A cirurgia foi realizada por uma equipe médica de Brasília, sendo que as duas córnea foram enviadas para Campo Grande, os rins para São Paulo e o fígado para Brasília”, disse.

O médico ressaltou ainda que foi respeitado de forma integral a legislação, passando pela Central Estadual de Transplantes de Mato Grosso do Sul, seguindo para a Central Nacional de Transplantes.

Um dia antes da captação ocorrer, familiares e amigos da jovem criticaram bastante a demora para que o procedimento fosse realizado.

Fonte: Do Dourados News

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.