Primeiro do País, centro de saúde vai atender 30 crianças com microcefalia

Local vai oferecer serviços gratuitos de reabilitação e acolhimento às famílias. Saiba como.
30/08/2018 16:01 Saúde
Mãe e crianças atendidas pela entidade durante lançamento do Centro-Dia, nesta quarta (29). (Foto: Divulgação/Renasce Uma Nova Esperança)
Mãe e crianças atendidas pela entidade durante lançamento do Centro-Dia, nesta quarta (29). (Foto: Divulgação/Renasce Uma Nova Esperança)

Cerca de 30 crianças com micro e hidrocefalia de Campo Grande passarão a receber atendimento na Associação “Renasce uma Nova Esperança”, por meio de convênio firmado com a Secretaria Municipal de Assistência Social. Trata-se da primeira unidade específica para o diagnóstico em todo o Brasil, com diversos serviços gratuitos para reabilitação dos pequenos e acolhimento às famílias.

A entidade existe desde 2007, oferecendo amparo gratuito à crianças que sofrem de doenças graves como paralisia cerebral e holoprosenfalia, mas o chamado Centro-Dia de Microcefalia foi inaugurado nesta quarta-feira (29), contemplando mais 30 crianças, de zero a 6 anos, com diagnóstico específico.

“O sistema de saúde do país hoje é muito criticado. Tudo que vem somar na área é extremamente importante. Vai ajudar na continuidade dos nossos serviços, agregando ainda mais beneficios”, descreve Íris Mota, presidente da entidade.

O primeiro passo para receber atendimento no local é fazer a solicitação, de preferência agendar por telefone. Depois, é feita uma triagem, com avaliação das necessidades de cada crianças e encaminhamento aos profissionais, além do acolhimento à família.

“O atendimento feito aqui é de média complexidade. Por isso é importante a triagem, porque se o caso é de alta complexidade, encaminhamos para entidades especializadas”, explica a assistente social Jessei Leal da Rocha, 55.

“Primeiro, é solicitado todos os documentos pessoais do familiar, além do laudo médico. Porque muitas vezes nos chega a soclitação sem a patologia específica para o atendimento. Já vieram mães procurando serviços para crianças com câncer, por exemplo. Aí, direcionamos para outro local", diz.

Atuam na entidade profissionais da psicologia, terapia ocupacional, assistência social, fisioterapia, fonoterapia, cuidadores.

As crianças participam de divesas atividades socioeducativas, como oficinas de artesanato, fono, fisio, recreação, música, pinturas. Enquanto isso, as mães integram rodas de conversa, jogos interativos como domino, bozó, acompanham palestras e dinâmicas para trocas de experiências.

“As mães sofrem muito preconceito. No ônibus, por exemplo, escutam muito que seus filhos são coitados, 'quantos anos ele vai sobreviver?', Isso abala muito. Nosso trabalho também né escutar, orientar e fortalecer essas mulheres. Até convidamos mães com filhos 'normais' para enriquecer a experiência. O resultado é maravilhoso”, detalha.

O local, vinculado a Proteção Social Especial de Média Complexidade, caracteriza-se como um serviço tipificado e previsto dentro da Política de Assistência Social .

A entidade está localizada na Avenida Madri, nº 300 – Vila Alba, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas e das 13h às 17h. O telefone para contato é o (67) 3044-5530.

Fonte: Anahi Gurgel / Campo Grandes News

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.