Profissionais da Saúde de Itaporã receberam treinamento para o diagnóstico precoce de Hanseníase

09/06/2015 17:30 Saúde
Profissionais da Saúde de Itaporã recebendo treinamento para o diagnóstico precoce de Hanseníase.. Fernanda Sabô
Profissionais da Saúde de Itaporã recebendo treinamento para o diagnóstico precoce de Hanseníase.. Fernanda Sabô

Com o objetivo de realizar diagnóstico precoce da hanseníase, em um número cada vez maior de municípios, a Prefeitura de Itaporã por intermédio da Gerência Municipal de Saúde Pública - em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) – está promovendo as Campanhas Municipais para Descentralização do Programa de Controle da Hanseníase. Essas campanhas consistem em treinamentos teóricos e práticos de equipes médicas locais para diagnóstico precoce e atendimento da doença nas unidades de saúde próximas a residência dos portadores.

O treinamento foi realizado pelo médico Dematologista/Hansenólogo Dr. Jaison Antonio Barreto, Encarregado de Saúde do Setor de Hanseníase, do ILSL – Instituto Lauro de Souza Lima de Bauru SP, que além das aulas teóricas, realizou vários diagnósticos, orientando os profissionais da Saúde de Itaporã.

Os objetivos das campanhas de descentralização são: diagnóstico precoce dos casos de hanseníase existentes na micro-área da campanha; treinamento prático de profissionais para o diagnóstico da hanseníase; e mobilização e sensibilização em torno da doença por parte de membros da comunidade de saúde, da sociedade científica e da população em geral.

Os casos de hanseníase identificados durante a campanha receberão atendimento imediato e serão notificados e acompanhados na região da sua área de residência. Apenas os casos de maior complexidade serão encaminhados para as referências municipais e/ou estaduais.

Segundo o gerente de Saúde Moises Pires de Oliveira, o treinamento contou com a participação de médicos, enfermeiros, agentes comunitários de saúde e outros profissionais que atuam diretamente na rede básica de saúde no atendimento das pessoas. “Para realizarmos um bom trabalho perecíamos capacitar nossos profissionais. Muitos já receberam treinamento. Hoje estamos passando aos enfermeiros, médicos e demais profissionais da área da Saúde. Ao todo são aproximadamente 70 profissionais que receberam o treinamento”, destacou Moises Pires.

A coordenação do programa também ressaltou que se constatada a doença na pessoa, as demais que moram na mesma casa também deverão passar por exames de contato, pois a Hanseníase é transmissível e o organismo não produz imunidade para combater, o que pode ocasionar na reincidência da doença.

Para o prefeito Wallas Milfont, o atendimento voltado ao diagnóstico precoce da Hanseníase será feito em todas as unidades de saúde do município e também com ações inovadoras, aonde os profissionais irão até a casa das pessoas suspeitas para realizar o diagnóstico. “Nossa maior preocupação é com a saúde dos itaporanenses. Com os atendimentos nas unidades, e em domicílios, ficará mais fácil a descoberta da doença de forma precoce, o que facilitará no tratamento da pessoa constatada com este grave problema que pode ter danos ou sequelas irreparáveis se não tratado,” finalizou o prefeito Wallas.

 

Fonte: Antonio Carlos Ferrari, da AsseCom Itaporã

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.