Projeto proíbe uso de animais em experimentos de cosméticos em MS
Proposta apresentada na Assembleia Legislativa proíbe o uso de animais para desenvolvimento, experimento e teste de produtos cosméticos e de higiene pessoal, perfumes e seus componentes. O projeto de lei é de autoria do deputado Lidio Lopes (PEN). Recentemente o estado de São Paulo aprovou um projeto semelhante.
A instituição de pesquisa que descumprir a lei estará sujeita a multa no valor de 10 mil Ufems (R$ 184 mil), que será dobrada em caso de reincidência, além de suspensão temporária ou definitiva do alvará de funcionamento. Já o profissional poderá receber multa de 2 mil Uferms (R$ 36.800,00), que também será multiplicada por dois em caso de reincidência.
De acordo com o texto, o valor arrecadado com as multas poderá ser revertido para o custeio de ações, publicações e conscientização da população sobre a guarda responsável e o direito dos animais; destinado a instituições, abrigos ou santuários de animais; e para programas estaduais de controle populacional por meio da esterilização cirúrgica dos animais e outros programas que visem a proteção e o bem-estar dos bichos.
“O objetivo deste projeto de lei é valorizar a saúde humana e animal de forma ética, buscando alternativas eficazes para tratar de problemas reais, substituindo a utilização de animais na experimentação e testes para cosméticos por métodos alternativos comprovadamente eficazes e éticos”, justificou Lidio.
Fonte: Dourados Agora
COMENTÁRIOS
Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.