Quintais e Terrenos sujo com foco de mosquito poderão ser multados a partir desta terça-feira 21 em Itaporã

Reunião com prefeito e entidades definiram ações drásticas na guerra contra a Dengue em Itaporã.
27/01/2020 16:44 Saúde
Foto:  Assecom Itaporã
Foto: Assecom Itaporã

Pesadas multas para quem não cuidar de seus quintais, passeatas e divulgação em massa na grande mídia, são algumas das ações imediatas que o município de Itaporã começa e desenvolver após reunião com os mais diversos segmentos da sociedade.
  
A reunião proposta pelo DECOE e Gerência Municipal de Saúde, reuniu na tarde desta segunda feira (20) representantes do poder público, Rotary Clube, representantes de igrejas e demais entidades em torno da grande preocupação sobre a eminente epidemia de Dengue que ronda o munícipio de Itaporã, sendo hoje o 3º do estado em casos confirmados da doença.  O município ascendeu “luz vermelha” num momento de extremamente crítico onde nada que os técnicos do DECOE, Agentes de Saúde e Vigilância Sanitária possam fazer sem a efetiva participação da população terá resultados positivos nesta verdadeira guerra contra o mosquito Aedes aegypt. 

Na reuniã ficou reiterado a decisão da prefeitura de Itaporã através da Gerência de Saúde, Conselho Municipal de Saúde e DECOE- Departamento de Controle de Endemias de penalizar com pesadas multas por inflação sanitária, todos os proprietários que permitir e ignorar os focos de criadouros do Aedes aegypti em seus quintais.

Dado ao descaso por parte de muitos moradores, que mesmo ciente do problema persiste em não colaborar, a Vigilância Sanitária irá autuar o proprietário, de acordo com a Lei Municipal 2.412 de 12 de abril de 2016. Vale ressaltar que a prefeitura não é responsável por limpeza de quintais, isso é obrigação dos proprietários. Os agentes de Endemias e Agentes Comunitárias de Saúde realizarão visitas no sentido de descobrir focos e eliminar os criadouros com a devida orientação aos moradores, e aqueles locais que forem encontrados focos e o proprietário for reincidente uma vez que já fora avisado da gravidade, o caso será repassado para Vigilância Sanitária que irá notificar e autuar. 

O problema é gravíssimo e não depende somente dos agentes públicos, e sim, de uma maior atenção de toda a comunidade. Nesta semana, todos os agentes envolvidos com a saúde do município estarão informando as pessoas sobre os índices registrados em Itaporã e através de uma grande mobilização que irá tomar as ruas e as redes sociais, formar uma grande força tarefa para combater esta terrível doença.

Fonte: Prefeitura Municipal de Itaporã

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.