Redes particulares ocupam leitos com 12 pacientes de fora de MS e preocupam Saúde

Secretário de Saúde, Geraldo Resende, explicou que estado não pode interferir nas regras dos convênios
10/07/2020 15:51 Saúde
Hospital particular de Dourados recebe paciente MT.
Hospital particular de Dourados recebe paciente MT.

Com ocupação de 79% dos leitos em Campo Grande, hospitais particulares ocupam leitos com 12 pacientes de outros estados com coronavírus (Covid-19), conforme boletim divulgado pela SES (Secretaria Estadual de Saúde) nesta sexta-feira (10).

Apesar de correr contra o tempo para liberar mais leitos e evitar que a saúde entre em colapso no Estado, o titular da SES, Geraldo Resende, disse ao Jornal Midiamax que não pode proibir que as transferências continuem acontecendo. “Estamos conversando [com os convênios particulares], mas cada plano tem suas regras e temos que respeitá-las”, informou.

Resende explicou que as transferências são feitas entre os próprios hospitais e que o Estado não pode interferir. “Quando os próprios hospitais conveniados entre si estão em superlotação [como no caso de Mato Grosso], eles buscam alternativas aos pacientes em outros estados”, declarou.

A maioria desses pacientes são de MT e estão em hospital particular de Campo Grande e Dourados. Desde o fim de junho, estado vizinho está sem vagas UTI e pacientes conveniados a redes particulares estão sendo transferidos para outros estados. Desde o início

O boletim divulgado pela SES nesta sexta-feira indica que Mato Grosso do Sul tem 257 internados, incluindo os 12 pacientes de fora do Estado.

Desse total, 144 estão em leitos clínicos, sendo 60 públicos e 83 na rede particular. Já 125 estão em UTI, 82 estão em unidades públicas e 42 na rede privada.

Fonte: Gabriel Maymone / Midiamax

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.