Rio faz mutirão contra febre amarela, mas imuniza só 50% do esperado

Desde o início do ano, estado registrou 112 casos da doença, sendo que 51 resultaram em morte
04/03/2018 22:37 Saúde
Mulher é vacinada contra febre amarela em UBS da zona leste de São Paulo - Rivaldo Gomes - 25.jan.2018/Folhapress
Mulher é vacinada contra febre amarela em UBS da zona leste de São Paulo - Rivaldo Gomes - 25.jan.2018/Folhapress

Balanço divulgado pelo governo do Rio de Janeiro aponta que cerca de 250 mil pessoas foram vacinadas no Dia D de vacinação contra a febre amarela, ocorrido neste sábado (3), nos 92 municípios fluminenses. O resultado, no entanto, ficou abaixo da meta prevista, que era imunizar 500 mil pessoas.

O secretário de Saúde do estado, Luiz Antonio Teixeira Jr., confirmou que o movimento foi menor do que o do último mutirão contra a doença, realizado em 27 de janeiro. “Precisamos imunizar um total de 14 milhões de pessoas, e até agora cerca de 10,5 milhões estão protegidas [75%]. A campanha continua nos postos municipais, e vamos trabalhar de forma incansável até que todo o público-alvo esteja vacinado”, disse.

Maria Ximenes, 74, foi vacinada após passar por exame médico na tenda montada no parque dos Patins, na zona sul do Rio. “Fui avaliada bem rapidinho e liberada para tomar a vacina”, disse. A dona de casa Maria Martins Ferreira, 35, foi à praça da Matriz, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense, e vacinou também a filha Eloá, de 8 anos. “Aproveitei a campanha para me proteger e principalmente proteger minha filha”, afirmou.

A campanha de vacinação deste sábado teve a participação dos postos municipais de saúde, de 29 UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), 11 hospitais da rede estadual, o apoio de unidades do Corpo de Bombeiros, além de tendas montadas pela secretaria em cidades da região metropolitana do Rio.

Fonte: Folha de S.Paulo

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.