Sanesul garante qualidade da água que é distribuída à população de Dourados
Laboratório da Sanesul analisa periodicamente amostras da água coletada dos rios do Estado. Foto: Divulgação/Assessoria.
A Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) negou ontem (28) que possa existir qualquer correlação entre os casos de câncer com a qualidade da água que é captada do rio Dourados pela empresa, tratada e distribuída à população. O presidente da Sanesul, José Carlos Barbosa, garante que a água distribuída pela empresa à população atende aos mais rigorosos padrões de qualidade.
“Em primeiro lugar, a Sanesul desconhece qualquer estudo ou trabalho científico que indique que Dourados tem índice de câncer acima da média nacional ou que esses estudos identifiquem que a origem da doença seja a água bruta do rio Dourados ou a água tratada que é distribuída à população”, diz Barbosa.
O MPF (Ministério Público Federal) agendou para o dia 18 de fevereiro audiência pública em Dourados com técnicos do Ibama (Instituto Brasileiro de Recursos Renováveis) e da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para discutir o assunto, conforme já noticiou o Douranews. A Sanesul não foi chamada para essa audiência.
O presidente da empresa disse, por meio da asseesoria, que desde agosto de 2012, por força do contrato número 041/2012, a empresa Araxá Ambiental faz análise mensal da água tratada e, também, da água advinda das captações superficiais da empresa. “Nesse período, não houve sequer uma análise que tenha apresentado resultado que esteja fora dos parâmetros da Resolução 357, do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente) que trata de água bruta”, explicou.
Essa análise de água bruta é feita em amostras coletadas a 50 metros acima do local de captação de água da Sanesul e também é feita na saída da estação de tratamento, seguindo a Portaria 2914, do Ministério da Saúde que dispõe de água tratada.
O presidente da Sanesul destacou ainda que, além das análises feitas pela Araxá Ambiental, a Sanesul realiza, por meio do laboratório próprio (aferido pelo Inmetro com o selo de qualidade ISO 17025/2005), a análise de 46 parâmetros de água tratada, de acordo com a Portaria 2914, do Ministério da Saúde. “Anualmente é encaminhado a todos os clientes da empresa o relatório de controle da água distribuída a todos os municípios onde a Sanesul atua, o qual está sendo produzido agora para ser distribuído em breve”, enfatiza.
Barbosa disse ainda que a Sanesul encaminha semestralmente às Secretarias de Saúde dos municípios um relatório completo das análises para compor e atualizar o Siságua (Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água Para Consumo Humano). Esses relatórios, segundo ele, também estão à disposição do Ministério Público e das autoridades. “Dessa forma, a Sanesul tranquiliza a população quanto à qualidade da água distribuída em Dourados e nos demais municípios por ela atendidos”, conclui Barbosa.
Fonte: Douranews/Assessoria
COMENTÁRIOS
Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.