Saúde ativa leitos em Jardim e todas as microrregiões de MS são contempladas com estrutura de UTI’s-Covid

01/08/2020 16:41 Saúde
Na oportunidade aconteceu a entrega da ampliação do Hospital Marechal Rondon - Crédito: Edemir Rodrigues
Na oportunidade aconteceu a entrega da ampliação do Hospital Marechal Rondon - Crédito: Edemir Rodrigues

A região Sudoeste do Estado, que até então era a única que não dispunha de leitos de UTI, completou nesta quinta-feira (30.07) o mapa das 11 microrregiões de Mato Grosso do Sul com disponibilidade dessa estrutura para pacientes da Covid-19. A ativação foi oficializada nesta manhã pelo secretário estadual de Saúde Geraldo Resende, acompanhado do secretário estadual de Governo Eduardo Riedel e pelo prefeito Guilherme Alves Monteiro, entre outras autoridades, em rápido evento realizado no Hospital Marechal Rondon, em Jardim.

“Estamos cumprindo uma missão. Com a ativação desses seis leitos, os pacientes que eventualmente necessitem de UTI’s, não precisarão mais recorrer a outras regiões do Estado. Foi um compromisso do governo que estamos cumprindo. Era a última região que ainda não dispunha dessa estrutura. Agora só precisamos avançar onde for necessário para aumentarmos o quantitativo, porque todo o Mato Grosso do Sul tem leitos de UTI para enfrentar a pandemia”, salientou Geraldo Resende.

Na mesma oportunidade aconteceu também a entrega da ampliação do Hospital Marechal Rondon, com investimentos em recursos estaduais da ordem de R$ 4,166 milhões. Também foi assinado convênio no valor de R$ 1.005.734,00 para a compra de equipamentos e mobília para o hospital.

Regionalização

Na sexta-feira da semana passada, (24.07) aconteceu a ativação de cinco leitos de UTI na 10ª microrregião que ainda não dispunha desses equipamentos, sediada em Naviraí. Com a medida, avança, segundo o secretário Geraldo Resende, o processo de regionalização da saúde em Mato Grosso do Sul.

As conquistas, ressalta o secretário, somente estão sendo possíveis mediante um esforço conjunto do Estado, das administrações municipais e também da iniciativa privada.

“Essa união de esforços vai deixar um legado positivo da pandemia, à medida em que vamos estruturar definitivamente o SUS, suprindo desassistências existentes há muito, cronicamente, em Mato Grosso do Sul. As UTI’s vão ficar e servir para a realização de cirurgias mais complexas na área de cirurgia geral, ortopedia, traumatologia, enfim para dar uma saúde de qualidade aos nossos cidadãos”.

Fonte: SES/MS / Dourados News

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.