Saúde de Itaporã esclarece sobre etapas da vacinação contra COVID-19

27/01/2021 02:46 Saúde
Foto: assecom/Itaporã
Foto: assecom/Itaporã

Para desfazer duvidas e indagações sobre as etapas de vacinação contra o COVID-19 em Itaporã, a gerencia de saúde esclarece que todo o processo de vacinação obedece ao protocolo  estabelecido pelo Plano Estadual de Distribuição da Vacina contra COVID 19.


Como ja foi anunciado, os primeiros que serão vacinados serão os profissionais de saúde, ou seja, todos que estão na linha de frente do combate ao coronavírus.
Vale lembrar que todo os procedimentos inerentes à vacinação, deverão ser documentados e prestados conta à secretaria de estado de saúde e ministério público estadual. Portanto, não é as autoridades sanitárias de Itaporã que decide quem vai tomar a vacina,  e sim, apenas cumpre o protocolo conforme vão chegando os lotes já pré-determinados.


A quantidade de doses da vacina enviada a cada município foi definida pelo Ministério da Saúde considerando os públicos prioritários. Os  servidores da saúde responsáveis pela vacinação ,  deverão controlar e registrar os estoques e a distribuição de vacinas contra a Covid-19, por meio de sistema do Ministério da Saúde. Os registros e a notificação nos sistemas  deverão ser realizados diariamente e de forma individualizada . Assim que chegar um novo lote da vacina, a população será comunicada através de todos os veículos de comunicação do município. Segundo o secretario de estado de saúde Geraldo Resende, Mato Grosso do Sul vai respeitar o Plano Nacional de Imunizações (PNI) e vacinará  nesse primeiro momento, os grupos prioritários. “É importante que a população em geral saiba desse regramento para não fazer pressão nas unidades de saúde. Então, começamos com os idosos que moram em instituições de longa permanência e com os profissionais de saúde que atuam na linha de frente, em unidades públicas e privadas”, pontuou Resende.

Fonte: Prefeitura Municipal de Itaporã

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.