Secretaria de Saúde lança hoje ações do Outubro Rosa no MS

04/10/2013 09:54 Saúde

A Secretaria Estadual de Saúde lança hoje as atividades do Outubro Rosa que tem como objetivo promover a sensibilização da população sobre a importância do exame de mamografia e um diagnóstico precoce do câncer de mama. O evento irá começar às 9h, na sede da secretária no Parque dos Poderes.

Durante o evento acontecerá a distribuição de informativos, realização de palestras e sorteio de presentes. Segundo a secretária, Mato Grosso do Sul é a 5° unidade do país em casos de mortalidade por câncer de mama. O governo estadual pretende reverter esta posição com ações individuais e coletivas, com elaboração de campanhas e disponibilização de ações de prevenção.

Ações – Com o intuito de ampliar as atividades, o governo irá implantar em 2014 o projeto Toque de Vida que irá capacitar médicos, enfermeiros e toda equipe de saúde para informar a comunidade em relação a necessidade do exame clínico da mama e mamografia.

Dados – Entre 2012 e 2013 espera-se que tenham 740 novos casos de câncer de mama em Mato Grosso do Sul, destes 330 em Campo Grande. Estudo feito em Dourados apontou que entre a idade de 40 e 69 anos a maioria tinha conhecimento sobre ao câncer de mama, no entanto metade não tinha informações sobre os fatores de risco.

Fonte: Campo Grande News

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.