Sem ajuda de prefeituras, entidade que ajuda pacientes com câncer encerra atividades em Dourados

27/02/2024 13:52 Saúde
Em Dourados, os atendimentos se concentravam em um prédio situado no Jardim Universitário - Crédito: Rafael Wisley/ Divulgação
Em Dourados, os atendimentos se concentravam em um prédio situado no Jardim Universitário - Crédito: Rafael Wisley/ Divulgação

A Casa de Apoio a Pacientes com Câncer Amigos do Chitão de Dourados informou que irá suspender os atendimentos por tempo indeterminado. O motivo apontado pela direção é a falta de apoio financeiro para arcar com custos como hospedagem, alimentação e outros.

A instituição acolhe pessoas em tratamento de saúde, que não tenham condições de arcar financeiramente com a estadia no município.

Conforme Nayara Barros Figueiredo, enfermeira da Casa de Apoio, na maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul, geralmente os usuários necessitam ficar por vários dias no local, onde contam com acolhimento humanizado, refeições gratuitas, hospedagem por tempo indeterminado, desde estejam fazendo tratamento médico ou quando se trata de acompanhante, que precisa de apoio, devido a contar com familiar internado nos hospitais locais.

A enfermeira cita que a Casa contava com equipe de enfermagem, coordenação, serviços gerais e cozinheira, recebendo pessoas de toda a região e para manter tais ações, como entidade sem fins lucrativos, realizava a manutenção dos trabalhos com doações, leilões, parcerias públicas/privadas, convênios.

Como essas ações envolvem custos, a direção da Casa informou que não tem contado com auxílio da gestão municipal local e de outras cidades e, diante disso vai encerrar os atendimentos por tempo indeterminado.  

“Hoje estamos fechando por não ter um convênio com algumas prefeituras vizinhas [de onde vem boa parte dos pacientes] e até mesmo aguardávamos uma parceria com a prefeitura de Dourados para que pudéssemos manter a Casa de Apoio funcionando, porém não se concretizou”, disse.  

Em Dourados, os atendimentos se concentravam em um prédio situado no Jardim Universitário. A Casa também tem unidade em Campo Grande e outras em Barretos-SP.  

“Estamos há quase 20 anos sempre trabalhando para atender pacientes não apenas do MS, mas também a nível nacional”, aponta Nayara.  

Para a enfermeira, a situação é lamentável. Ela destaca que a equipe pode reavaliar a situação, caso haja sinalização de novos apoios ou até encaminhar os serviços para um novo espaço, caso seja viável.  

“ Tentamos adiar essa possibilidade por muitos meses, mas infelizmente chegamos ao nosso limite financeiro. Recebemos hoje muitas famílias de vários municípios, grande parte delas, sem recursos, e só delas terem um lugar para alimentação e descanso, acaba sendo de grande ajuda e para nós o conforto de ter nossa missão cumprida. Eu, como representante da Casa de apoio Amigos do Chitão posso afirmar que, para toda nossa equipe, fechar definitivamente sempre foi algo que não estava em nossos projetos para Dourados, então podemos dizer que iremos fechar por um tempo indefinido, talvez, claro, se algumas prefeituras municipais entenderem que precisamos de apoio e que também atendam ao anseios de sua população no sentido de olhar para o lado humano de cada paciente que recebemos, podemos reformular um novo local, de tamanho necessário para que possamos voltar a reabrir nossa Casa de Apoio em Dourados. Quero aproveitar e agradecer a todas as pessoas fantásticas que nos ajudaram e nos ajudam”, finalizou. 

O Dourados News solicitou a assessoria de comunicação da prefeitura um posicionamento sobre auxílio para o local e recebeu a informação de que a administração havia sinalizado que iria ceder uma ambulância para apoiar nos serviços, sem fornecer outros detalhes sobre prazo ou outros. Veja abaixo o posicionamento completo: 

"A Prefeitura não fez o compromisso de um auxílio financeiro, o que foi pedido foi uma ambulância que a Prefeitura está analisando como repassar um veículo que atenda de maneira adequada os usuários". 

Fonte: Gizele Almeida / Dourados News

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.