Seminário Internacional debate juventude e saúde

13/10/2013 10:33 Saúde

Será discutida a importância de políticas, ações e programas com foco na saúde sexual para jovens.

Acontece de 16 a 18 de outubro, em Brasília, o Seminário Internacional “Saúde, Adolescência e Juventude: promovendo a equidade e construindo habilidades para a vida”.

O encontro tem o objetivo de promover a troca de conhecimentos e boas práticas entre especialistas, gestores, profissionais e lideranças juvenis sobre a importância da saúde, em especial a saúde sexual e reprodutiva, para que adolescentes e jovens tenham seus direitos assegurados.

Como parte do evento, está programada para o dia 15 de outubro uma visita guiada para participantes de outros países aos serviços públicos de saúde do Governo do Distrito Federal (GDF) voltados para esse segmento da população.

O Seminário Internacional terá a participação de 250 convidados de 13 países, além do Brasil, e será transmitido ao vivo pela Internet.

Com o mote “garantindo direitos para que adolescentes e jovens escolham a sua hora”, o evento vai abordar a construção de habilidades entre adolescentes e jovens para a tomada de decisões voluntárias no exercício da sexualidade e vida reprodutiva, com foco na gravidez não planejada e na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e Aids.

Os 13 países convidados para participar do evento são: Argentina, Colômbia, Cuba, El Salvador, Equador, Etiópia, Guiana, Moçambique, Nigéria, Peru, Tailândia, Uruguai e Venezuela.

Os participantes terão ainda a oportunidade de discutir como aprimorar as capacidades institucionais (no setor saúde e demais setores) para o reconhecimento e inclusão das necessidades e expectativas em saúde de adolescentes e jovens nas políticas, ações e programas, bem como o monitoramento e avaliação de políticas para adolescentes e jovens com foco em saúde sexual e reprodutiva, no âmbito dos direitos dessa população.

Esta parceria com o Governo Brasileiro é parte dos esforços globais do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), no âmbito da estratégia “Reconhecendo o Potencial da População Jovem”.

O evento é organizado pelo Ministério da Saúde, numa iniciativa da Coordenação de Saúde de Adolescentes e Jovens (ASAJ) do Departamento de Ações Programáticas Estratégicas (DAPES) da Secretaria de Atenção à Saúde (SAS); Secretaria Nacional de Juventude (SNJ); e UNFPA.

O seminário conta ainda com o apoio do GDF (Secretaria de Saúde, Secretaria de Cultura e Fundo de Apoio à Cultura).

Mobiliza também várias áreas do Ministério da Saúde e entidades parceiras, como a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM), Secretaria de Direitos Humanos (SDH), Ministério da Educação (MEC), Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e Universidade Católica de Brasília, além de 11 redes de organizações da sociedade civil que trabalham com temas de juventude.

O seminário contará com 2 conferências e 11 sessões de trabalho, além de espaços para encontros estratégicos entre os participantes governamentais, organizações, redes e lideranças juvenis do Brasil e do exterior. (Ministério da Saúde)

Fonte: Dourados Agora

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.