SES reforça alerta para a aquisição de medicamentos fabricados no Paraguai

05/10/2013 17:07 Saúde
SES reforça alerta para a aquisição de medicamentos fabricados no Paraguai.
SES reforça alerta para a aquisição de medicamentos fabricados no Paraguai.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES), através da Coordenadoria Estadual de Vigilância Sanitária em parceria com as Vigilâncias Municipais, reforçam o alerta sobre a aquisição de medicamentos para tosse ou gripe adquiridos no Paraguai. De acordo com a Vigilância Estadual, a recomendação é de que não sejam consumidos os seguintes medicamentos:

- Mentovick xarope;

- Tegnogrip Plus Núcleo (comprimido);

- Tegnogrip BB xarope;

- Medibron xarope;

- Bronolex gotas orais;

- Bronalar xarope;

O alerta emitido pela Vigilância Sanitária é referente aos casos de intoxicação registrados nos municípios de Dourados e Ponta Porã após o uso destes medicamentos. De acordo com a Vigilância Sanitária, a suspeita é de que o princípio ativo "Dextrometorfano" tenha sofrido uma modificação em sua fabricação, sendo convertido em "Levometorfano", um forte sedativo e que provoca grave depressão respiratória. Os sintomas são falta de ar, sonolência, cianose (lábios roxos) e podem causar óbito. A Vigilância também pede que a população não se automedique ou consuma qualquer medicamento sem a orientação médica ou farmacêutica.

Caso algum dos medicamentos tenha sido adquirido, a Vigilância Sanitária pede que a população os entregue em uma unidade de saúde mais próxima ou na Vigilância Sanitária de seu município.

Caso, após tomar algum medicamento, o paciente apresente qualquer sintoma anormal ou citado anteriormente, principalmente a dificuldade de respirar e sonolência, é necessário que procure imediatamente uma unidade de saúde mais próxima. No momento da consulta lembrar de informar ao médico se tomou algum medicamento, e se possível levar o medicamento.

Para informar casos de intoxicação por medicamentos, o Centro Integrado de Vigilância Toxicológica (Civitox) disponibiliza o atendimento 24 horas através do telefone 0800 722 6001.

Fonte: Região News

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.