Substância encontrada na carambola pode causar insuficiência renal
Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto (SP) identificou uma substância existente na carambola capaz de causar intoxicação e danos à saúde, especialmente em pessoas com complicações nos rins. Segundo a pesquisa, a caramboxina é capaz de provocar crise de soluço, epilepsia, convulsões e até a morte.
Miguel Moyses, nefrologista entrevistado pelo site G1, perdeu um paciente há alguns anos atrás após este sofrer várias convulsões e ficar em coma. Depois do caso, o médico iniciou um estudo sobre a relação entre o consumo da carambola e a intoxicação de pacientes com insuficiência renal.
“O paciente não tinha nada, fazia hemodiálise, comeu duas carambolas e começou a passar mal. Na mesma semana surgiu outro caso similar com um paciente em coma, que também havia ingerido grande quantidade de suco de carambola”, explicou o médico.
Ao longo de dez anos de estudos com o envolvimento de 19 profissionais, como biólogos, químicos e médicos, os estudiosos conseguiram isolar e identificar a mólecula da fruta que causa a intoxicação.
Ela foi nomeado de "caramboxina" pela equipe. A substância existe em baixa concentração na fruta, mas é tóxica. Em pessoas saudáveis, é facilmente eliminada pelo organismo. Porém, em pacientes com problemas renais ela se concentra no organismo e ocasiona soluços constantes por várias horas, confusão mental, convulsão e sem tratamento adequado, pode levar à morte.
Fonte: O Povo
COMENTÁRIOS
Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.