Testes de fosfoetanolamina em humanos terão início em SP

21/07/2016 16:43 Saúde
Cápsulas de fosfoetanolamina produzidas desde os anos 90 no Instituto de Química de São Carlos (Foto: Cecília Bastos/USP Imagem)
Cápsulas de fosfoetanolamina produzidas desde os anos 90 no Instituto de Química de São Carlos (Foto: Cecília Bastos/USP Imagem)

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) anunciou nesta segunda-feira (21) o início dos testes em humanos para a fosfoetanolamina, composto que ficou conhecido como "pílula do câncer". A pesquisa clínica será conduzida no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), a partir da próxima segunda-feira (25).

Nesta fase inicial, a substância será avaliada em 10 pacientes para determinar a segurança da dose. Se a droga não apresentar efeitos colaterais, a pesquisa seguirá.

Segundo o governo do estado, o início dos testes foi aprovado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa do Ministério da Saúde.

A substância foi encaminhada para o Icesp pela Fundação para o Remédio Popular (Furp) - laboratório oficial da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Ainda de acordo com o governo do estado, há cápsulas suficientes para a realização da pesquisa.

A sintetização da fosfoetanolamina que será testada em humanos foi feita pelo laboratório PDT Pharma, do município de Cravinhos, no interior de São Paulo. A Furp encapsulou a substância, apenas.

De acordo com o governo, o pesquisador da USP de São Carlos, Gilberto Chierice, que desenvolveu a substância, está acompanhando os testes.

 

Fonte: Carolina Dantas, do G1

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.