UFGD assina contrato de gestão do HU com empresa estatal que vai assumir hospital em um ano

26/09/2013 21:50 Saúde

O reitor da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), professor Damião Duque de Farias, assinou na tarde desta quinta-feira (26), em Brasília, o contrato com a Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) que passa a administrar o HU (Hospital Universitário) do Município em regime de gestão compartilhada pelos próximos 12 meses. Após esse período, a empresa estatal vai assumir totalmente a administração do hospital.

A celebração do contrato aconteceu após a decisão da universidade, referendada pelo Couni (Conselho Universitário) pela adesão à Ebserh. Segundo o reitor, uma das primeiras medidas será a realização de concurso para o preenchimento de 699 vagas, em diferentes cargos. Estima-se que no primeiro semestre de 2014 o HU deverá contar com um total de 1.162 servidores concursados.

Também será iniciada a implantação de um plano de reestruturação do hospital, ação executada de forma conjunta entre a universidade e a empresa. O plano prevê a adoção de medidas para a recuperação da infraestrutura física e tecnológica, assim como a recomposição do quadro de pessoal, um dos principais desafios da rede. Um dos principais objetivos é a reativação de leitos que atualmente encontram-se desativados em decorrência da falta de pessoal.

A criação de um novo modelo de gestão para o hospital era uma expectativa real da reitoria da UFGD desde o início das atividades da Universidade, em 2005, segundo a assessoria de comunicação da instituição, e, sobretudo a partir de 2009, quando a UFGD assumiu a gestão da unidade hospitalar.

“Nós convivemos com alguns problemas estruturais, especialmente de pessoal e de financiamento que, agora com a assinatura do contrato, temos a expectativa de superar”, afirmou Damião que viajou a Brasília acompanhado pelo diretor-geral do HU e vice-reitor da UFGD, professor Wedson Desidério Fernandes.

Em relação à área de ensino e pesquisa, o reitor disse ter boas expectativas para o futuro. “Essa parceria e a constituição de uma rede nacional de hospitais universitários federais cria perspectivas acadêmicas importantes para a formação dos nossos alunos, para o desenvolvimento da ciência e tecnologia, especialmente na área da saúde”, reiterou.

De acordo com o presidente da Ebserh, José Rubens Rebelatto, a importância da parceria entre a empresa e os hospitais universitários, como o da UFGD, é resolver a origem dos problemas de todas as unidades: a falta de pessoal. “Na medida em que não houve a contratação de pessoal, e a instituição se comprometeu a contratar de forma precarizada, isso causou uma drenagem de recursos e custeio, levando a deterioração dos hospitais. A Ebserh veio para resolver isso”, apontou o presidente.

Os hospitais universitários administrados a partir da parceria com a empresa continuam subordinados academicamente às universidades, e a prestação de serviços de assistência à saúde permanece integralmente no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde).

A Ebserh é uma empresa pública vinculada ao Ministério da Educação criada em 2011 com a finalidade de modernizar a gestão dos hospitais universitários federais. Desde a sua criação, a empresa coordena o Rehuf (Programa de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais), criado em 2010.

Fonte: Douranews

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.