Vacinar-se de manhã pode melhorar a eficácia contra gripe entre idosos

05/05/2016 23:50 Saúde
Todos preencheram questionários para avaliar comportamentos de saúde e status socioeconômico, além de retirarem uma amostra de sangue. Foto: Pixabay
Todos preencheram questionários para avaliar comportamentos de saúde e status socioeconômico, além de retirarem uma amostra de sangue. Foto: Pixabay

Segundo uma pesquisa divulgada no Vaccine, a vacina contra gripe deve ser tomada na parte da manhã.

Curta o iFato no Facebook

Pesquisadores britânicos escolheram 276 homens e mulheres com mais de 65 anos aleatoriamente para se vacinar. Um grupo foi vacinado entre às 9h e 11h da manhã e o outro entre às 15h e 17h.

Todos preencheram questionários para avaliar comportamentos de saúde e status socioeconômico, além de retirarem uma amostra de sangue. Os participantes receberam a vacina trivalente padrão.

Um mês depois eles retiraram outra amostra de sangue. Os pesquisadores compararam então os anticorpos anti-gripe nas duas amostras para medir o efeito.

Depois de eles considerarem as diferenças comportamentais e de saúde, como tabagismo, consumo de álcool entre outras coisas, eles viram que a resposta foi significativamente mais forte naqueles vacinados pela manhã para duas das cepas da gripe. Já para o terceiro tipo, vacinação de manhã ou à tarde não fez diferença.

Apesar da autora do estudo, Anna C. Phillips, professora de Medicina comportamental da Universidade de Birmingham, não saber ainda a razão da diferença da eficiência do imunizante durante o período do dia, ela incentivou que as pessoas se vacinassem pela manhã.

 

Fonte: The New York Times-Get Your Flu Shot in the Mornin

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.