Vereadores trabalham na implantação do Projeto Pé Diabético em Itaporã

O programa de autoria dos vereadores (a) Diego Campos e Regiane Pecini
21/07/2021 18:37 Saúde
Arquivo
Arquivo

Na última terça-feira (13), os vereadores Diego Campos (PSDB) e Regiane Pecini (DEM), apresentaram durante sessão ordinária o projeto de Lei n.º 7 de 13 de julho de 2021, que propõe ao poder executivo a Criação do Programa Municipal de Saúde do "Pé Diabético".

O programa tem como objetivo a prevenção, diagnosticar e tratar os diversos tipos de lesões que o paciente diabético pode apresentar nos pés.

Com aprovação e implementação do programa, deverão ser desenvolvidos, dentre outros serviços de podologia aos pacientes diabéticos, em datas e horários pré-agendados, e atividades educativas e campanhas de esclarecimento sobre a importância dos cuidados com os pés do paciente diabético.

O diabetes mellitus é um distúrbio causado pela falta absoluta ou relativa de insulina no organismo. Quando a insulina é produzida pelo pâncreas se torna insuficiente, a glicose é impedida de ser absorvida pelas células, o que provoca sua elevação no sangue. A taxa normal, em jejum, é de 70 a 100 mg por 100 ml (conforme divulgado pela associação nacional de assistência ao diabético (ANAD).

O diabetes é um dos mais graves problemas de saúde pública, pois ao se reconhecer que a principal causa da mortalidade do mundo são as doenças cardiovasculares e o diabete contribui com 40%. Pode-se considerar que, como doença crônica, isoladamente é a maior causa de morbimortalidade em todo mundo.

Pode-se considerar que, como doença crônica, isoladamente, é a maior causa de morbimortalidade em todo mundo, configura-se como uma epidemia mundial e apresenta um grande desafio para o sistema de saúde Mundial. Atualmente, estima-se que existam 415 milhões de diabéticos no mundo, e a projeção para o ano de 2040 é de 642 milhões sendo que 46% dos diabéticos adultos não possuem diagnóstico.

O relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgado em 2016, revela que mais de 16 milhões de brasileiros adultos sofrem de diabetes, sendo que metade está sem tratamento. A doença mata mais de 60 mil pessoas por ano no Brasil.

Fonte: Câmara Municipal de Itaporã

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.