10 funções e dicas para usar o assistente virtual da Google

23/04/2018 06:46 Tecnologia e Ciência
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O Google Assistente foi apresentado em 2016, mas só chegou ao Brasil no ano seguinte. Concorrente da Siri, da Apple (bem como da Cortana, da Microsoft, e Alexa, da Amazon), a assistente virtual da Google traz funcionalidades para a execução de tarefas de forma rápida e interativa nos smartphones Android, além dos speakers inteligentes da linha Google Home.

Substituindo o Google Now, o Google Assistente conta com inteligência artificial para fazer chamadas telefônicas, enviar mensagens de texto, abrir aplicativos e até mesmo para indicar restaurantes. Usando comandos de voz, o assistente pessoal da Google dispensa que os usuários utilizem as mãos para usar o smartphone – mas quem preferir, pelo smartphone é possível solicitar tarefas para o Google Assistente por meio de texto.

O assistente pode ser acessado de duas maneiras: pressionando por alguns segundos o botão home do smartphone ou dizendo "Ok, Google". Confira algumas das funções e dicas para aproveitar ainda mais a funcionalidade. 

Se você estiver com as mãos ocupadas e precisar fazer uma ligação, basta dizer para o Google Assistente "ligar para Fulano". A chamada será, então, iniciada.

Para enviar mensagens de texto sem digitar, é só dizer para o Google Assistente: "Enviar mensagem para Cicrano". O assistente dará a opção de enviar SMS ou mensagem via aplicativos instalados no aparelho.

Para tirar dúvidas e adquirir mais conhecimento, você pode fazer perguntas para o Google Assistente. Caso você queira saber, por exemplo, quantos planetas existem no Sistema Solar, basta questionar:

Para marcar compromissos de forma simples na agenda do smartphone, o assistente da Google permite que você fale o nome do evento, dia e horário. O compromisso ficará marcado na agenda. Exemplo: "marcar reunião com Paulo na segunda às 11h".

Para ser lembrado de algum evento ou de fazer algo, é só dizer ao Google Assistente o dia, horário e qual é o comprimisso. Exemplo: "Lembrar de comprar presente para a minha mãe na terça-feira".

Se você quer se manter atualizado sobre as últimas notícias do mundo, é só solicitar via comando de voz para que o Google Assistente abra as reportagens mais relevantes do dia.

Para ir a algum lugar, você pode pedir que o Google Assistente abra a navegação e direcione para o endereço sem precisar digitar ou abrir qualquer aplicativo. Exemplo: "Ir para o trabalho" ou "quanto tempo vai levar para chegar ao trabalho?".

Para abrir músicas no YouTube, por exemplo, basta dizer "ouvir Despacito no YouTube". O aplicativo será aberto automaticamente com a canção escolhida.

Em caso de tédio, interagir com o Google Assistente pode ser uma boa saída. Dizendo "estou entediado" ou "vamos jogar", o assistente oferecerá alguns jogos para passar o tempo.

O bom humor também faz parte da inteligência do assistente virtual da Google. Se você quiser dar risada, pode solicitar que ele conte piadas, ou até mesmo pode fazer perguntas pessoais para ele. Exemplo: "Qual é o nome do seu pai?" ou "Quer casar comigo?".

Vale lembrar que quanto mais você interagir com o Google Assistente, mais inteligente e personalizado ele ficará. Essas são apenas algumas das funcionalidades da plataforma; portanto, use a criatividade para explorar os comandos.

Fonte: Canal Tech

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.