Android P deve contar com navegação por gestos no estilo iPhone X

14/04/2018 19:37 Tecnologia e Ciência
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

O Google pode ter vazado sem querer uma possível grande novidade para o Android P, versão do sistema operacional que ainda está em fase experimental e deve ter suas novidades apresentadas só em maio. Por meio de uma imagem publicada e rapidamente removida do blog da empresa, é possível perceber uma mudança grande na barra de navegação do sistema que indica a adoção de gestos de navegação similares aos do iPhone X.

Não é possível cravar que se trata de uma nova forma de navegar pelo sistema, mas é fato que a barra não parece absolutamente nada com o que conhecemos como padrão do Android. O esquema de cores da janela de configurações com os tons de branco e azul mostram que se trata de um celular da marca Pixel, mas que não apresenta o botão de apps recentes. No lugar do círculo central está uma pequena barra horizontal, enquanto o botão de voltar permanece no mesmo lugar de sempre.

O jornalista Stephen Hall, do confiável 9to5Google, diz ter confirmado com fontes que sim, o botão horizontal é dedicado a navegação por gestos. O botão de voltar continua lá por ser importante para navegar dentro de aplicativos, mas também pode se esconder dependendo do que você estiver fazendo no celular. Já o botão de aplicativos recentes perde função com o controle por gestos, daí a sua inexistência na imagem.

Quem já mexeu no iPhone X sabe que a troca do botão Home físico trouxe grandes mudanças de usabilidade ao iOS que, inclusive, deixaram alguns usuários de longa data bastante confusos. A tendência é que essa captura indique que mudanças similares possam estar a caminho do Android, mas ainda é cedo para dizer. Por se tratar de um sistema em fase de desenvolvimento, novos recursos podem ser descartados a qualquer momento, então essa nova barra de navegação pode nunca sair do papel.

O fato é que depois que o site Ars Technica deu destaque à imagem, o Google mudou a captura em seu blog para outra que não mostra a barra de navegação do sistema, o que prova que era algo que não deveria ter sido visto neste momento.

Fonte: Renato Santino / Olhar Digital

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.