Apagão afetou cerca de 2 milhões de pessoas em SP

20/01/2015 08:51 Tecnologia e Ciência


Apagão causou o fechamento de estações do Metrô em SP Fernando Zamora/Estadão Conteúdo


O apagão que atingiu 11 estados e o Distrito Federal, afetou, só em São Paulo, cerca de 2 milhões de pessoas nesta segunda-feira (19). De acordo com a AES Eletropaulo, aproximadamente 850 mil imóveis foram atingidas pelo corte de energia após determinação do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico). A companhia cortou mais de 700 Megawatts de energia - o que representa 10% da energia disponibilizada pela concessionária. Às 15h50, a carga de energia foi restabelecida em sua totalidade, após autorização do ONS.

O ONS informou que as razões para o corte de energia elétrica foram as "restrições na transferência de energia das Regiões Norte e Nordeste para o Sudeste" e "elevação da demanda no horário de pico". De acordo com o comunicado oficial, a pane ocorreu "a partir das 14h55, mesmo com folga de geração do Sistema Interligado Nacional (SIN)".

Por causa da sobrecarga, o ONS informou que "adotou medidas operativas em conjunto com os agentes distribuidores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, impactando menos de 5% da carga do Sistema". 

Em São Paulo, as estações Luz e República da Linha 4-Amarela do Metrô foram fechadas por volta das 14h35 desta segunda-feira. Como a velocidade foi reduzida no trecho, os usuários acabaram acionando o botão de emergência para abrir as portas e caminharam sobre os trilhos. Por questões de segurança, as estações foram fechadas e a circulação dos trens, interrompida. 

Nesta terça-feira (20), as estações do Metrô e da CPTM operavam normalmente. A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) informou que a cidade tinha 75 semáforos com problema - 46 apagados e 29 em amarelo intermitente. 

 

Fonte: R7

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.