Em um mês, novo game GTA V deve movimentar 1 bilhão de dólares

19/09/2013 01:08 Tecnologia e Ciência

Título é aposta dos desenvolvedores de games para provar a relevância de jogos que demandam investimento de grandes quantias de dinheiro e tempo

As previsões do mercado estimam que “Grand Theft Auto V,” o jogo de videogame que traz gangsters nadando com tubarões, irá movimentar US$ 1 bilhão em vendas somente em seu primeiro mês no mercado – quatro vezes mais do que a Take-Two Interactive Software investiu para produzi-lo.

O título chegou ás lojas físicas e online e levou cinco anos para ficar pronto e demandou valores em torno de US$ 250 milhões para ser desenvolvido e promovido, de acordo com a Sterne Agee & Leach.

“Há muita expectativa em torno deste jogo”, afirma Colin Sebastian, analista da Robert W. Baird & Co. “Caso as vendas não correspondam às projeções, não quebrem recordes ou atinjam números de destaque em comparação com títulos anteriores, isso se refletirá em toda a indústria de games”.

Há muita pressão sobre os players da indústria de games por conta dos jogos que custam em torno de US$ 60 para o consumidor final e levam anos para serem desenvolvidos. Teriam esses títulos futuro em uma indústria abalada pela concorrência promovida por títulos muito mais baratos à disposição no Facebook, tablets e smartphones?

Desde que, em dezembro de 2008, o último “Grand Theft Auto” quebrou todos os recordes de vendas – comercializando 3,6 milhões de cópias apenas no dia de seu lançamento –, os líderes de mercado cortaram o número de postos de trabalho e o de títulos lançados anualmente, para evitar terem o mesmo destino de players mais fracos, como a THQ, que foi à falência.

“Um bando de crianças não quer mais jogos de US$ 40, eles querem 40 jogos que custem US$ 1”, diz Nancy MacIntyre, uma ex-executiva do estúdio LucasArts, que hoje pertence a Walt Disney Co. Atualmente, ela preside uma rede social de jogos, a Fingerprint Digital.

As vendas no varejo de unidades físicas de jogos caíram 15%, para US$ 2,15 bilhões no primeiro semestre de 2013, segundo a consultoria NPD Group. Já as vendas em formato digital, incluindo assinaturas e dowloads on-line, títulos móveis e sociais, aumentaram 10%.

Grand Theft Auto V custou aproximadamente US$ 150 milhões para ser produzido, e a Take-Two will investirá até US$ 100 milhões em marketing para promovê-lo, de acordo com Arvind Bhatia, da Sterne, Agree & Leach. O consultor estima que 13 milhões de unidades do título serão vendidas até o final do ano e 18 milhões até abril.

Fonte: Meio & Mensagem

Fonte: fatonews

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.