Ficou sem sinal nesta quarta? Pode ser a ação dos ventos solares

Fenômeno pode causar falhas em celulares e auroras boreais
14/03/2018 10:29 Tecnologia e Ciência
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Se você experimentar uma falha nos serviços de telecomunicações do seu aparelho celular nesta quarta-feira (14), fique sabendo que isso pode continuar até domingo (18) por força de uma corrente de vento solar que atingiu a Terra.

O vento solar é um fenômeno causado por uma intensa tempestade geomagnética no Sol, que geram “buracos coronais” que ficam em torno do astro e “jogam” esses ventos em direção ao espaço.

Uma dessas tempestades foi registrada há 27 dias, gerando uma rajada de vento solar que só deve atingir a Terra nesta quarta-feira. Entretanto, o fenômeno, considerado de força moderada, permanecerá atingindo o planeta até o próximo domingo.

Os ventos solares afetam o campo geomagnético do nosso planeta, produzindo fenômenos como auroras boreais assim como causando interrupções momentâneas nos serviços de telecomunicações.

A última vez que uma tempestade solar atingiu a Terra foi há 160 anos. Mesmo na época, em que não haviam redes de telefonia celular e internet, a comunicação telegráfica sofreu fortes danos, devido à intensidade dos ventos.

Fonte: Joaquim Padilha / Midiamax

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.