Instagram finalmente explica como seu algoritmo funciona

05/06/2018 22:37 Tecnologia e Ciência
Design Boom
Design Boom

O Instagram vem causando muitos desentendimentos entre os usuários e algoritmos, pois há algum tempo deixou de seguir a ordem cronológica na exibição das fotos no feed. Segundo alguns usuários, principalmente aqueles que dependem da plataforma como forma de trabalho, como marcas ou os conhecidos como "influencers", as publicações não são mais entregues a todos que os seguem.

A mudança tão odiada do Instagram, no entanto, trouxe vantagens para a empresa, que agora diz que se passa mais tempo navegando pelo aplicativo. Como consequência, então, cerca de 90% das postagens de pessoas seguidas são entregues a praticamente todos os usuários.

O motivo desta mudança nunca havia sido divulgada explicitamente pela companhia, até dias atrás, quando a rede social convidou um grupo de repórteres em seu novo escritório em São Francisco, na Califórnia, e explicou como seus algoritmos funcionam.

Segundo o Instagram, a plataforma depende do aprendizado de máquina para decidir o que será exibido ou não. A tecnologia, então, se baseia no comportamento passado do usuário para criar um feed único para cada pessoa. É por esse motivo que, por exemplo, caso duas contas sigam exatamente os mesmos usuários, o feed nunca será igual.

São três fatores de extrema relevância que vão determinar o que vai aparecer no seu feed: interesse, caráter recente e relacionamento:

A rede social ainda destacou três fatores adicionais que são capazes de influenciar o ranking: a frequência em que o usuário visita o Instagram; a quantidade de contas seguidas, sendo então preciso fazer "escolhas" de um grande catálogo de usuários; e o tempo em que as pessoas passam dentro da plataforma.

Respondendo perguntas dos repórteres, o Instagram ainda revelou outras curiosidades sobre como o seu feed funciona. Segundo a rede social, a aplicação de uma ordem cronológica reversa não está nos planos, pois não á a intenção adicionar mais complexidade à plataforma, mas a empresa afirma que está sempre analisando as sugestões dos usuários.

A equipe responsável conta também que nenhuma postagem é ocultada, e que é possível ver todas as publicações de quem o usuário está seguindo, caso ele continue descendo a página.

Em relação ao tipo de conteúdo, cada feed é baseado com o que o usuário é mais engajado; ou seja, se a pessoa nunca assiste aos vídeos, eles não aparecerão com tanta frequência.

Usuários que aproveitam bastante das ferramentas Stories e Lives não são mais beneficiados que outros, segundo a empresa, que também não "pune" usuários que postam demais deixando suas publicações para o fim, e nem quem faz o uso excessivo de hashtags.

A distribuição do feed também não depende se um perfil é comercial ou de pessoa física, segundo a equipe da rede social.

Fonte: TechCrunch

Fonte: Canal Tech

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.