Mais de 400 mil brasileiros tiveram dados vazados no Facebook em escândalo

Cerca de 443 mil brasileiros foram afetados pelo escândalo da Cambridge Analytica, empresa de consultoria que acessou dados de usuários a fim de direcionar propaganda política. A empresa também foi contratada para campanhas políticas no Brasil.
04/04/2018 20:24 Tecnologia e Ciência
O Facebook admitiu, nesta quarta-feira (04) que 443 mil brasileiros foram afetados pelo escândalo da Cambridge Analytica. (Foto: Virgo Brasil)
O Facebook admitiu, nesta quarta-feira (04) que 443 mil brasileiros foram afetados pelo escândalo da Cambridge Analytica. (Foto: Virgo Brasil)

O Facebook admitiu, nesta quarta-feira (04) que 443 mil brasileiros foram afetados pelo escândalo da Cambridge Analytica. Em um posicionamento anterior a rede social havia informado que 50 milhões de pessoas tiveram seus dados privados acessados pela empresa de tecnologia. O número, no entanto, foi atualizado para 87 milhões de pessoas em todo o mundo.

O volume de dados compartilhado inapropriadamente com a consultoria britânica é 74% maior do que foi reportado inicialmente. Apesar do número alto de dados vazados entre os usuários brasileiros, nós estamos longe de ser um dos grupos mais prejudicados. Só nos EUA foram mais de 70 milhões de vítimas, 81% do total. Depois disso, Filipinas, Indonésia e Reino Unido foram os mais afetados.

Os dados são do próprio Facebook, que fez uma grande investigação sobre o caso para entender como a consultoria foi capaz de obter tamanho volume de informações. Ainda conforme o site TecMundo, no mesmo comunicado, a empresa aproveitou para anunciar uma série de novidades que estão sendo implementadas na forma como apps de terceiros acessam os dados do Facebook e seus usuários.

Os termos de serviço da rede social também foram reescritos com a intenção de deixar o texto mais compreensível e mais claro.

“Comando no dia 9 de abril, vamos mostrar um link no topo do feed das pessoas para que elas possam acessar e ver os apps que usam — bem como a informação que compartilharam com esses apps”, escreveu Mike Schroepfer, chefe de tecnologia no Facebook.

Schroepfer também afirmou que o Facebook vai avisar todas as pessoas que tiveram seus dados compartilhados com a Cambridge Analytica. Por conta desse vazamento massivo, o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, vai comparecer ao congresso norte-americano e dar um depoimento sobre o caso no dia 11 de abril, a próxima quarta-feira. Não sabemos, contudo, que atitudes o senadores e deputados dos EUA pretendem tomar com relação ao vazamento.

Fonte: Adriano Fernandes / Campo Grandes News

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.