Novo golpe no WhatsApp promete refeições grátis no McDonald's

Especialistas dão dicas de como se prevenir desta e de outras fraudes que circulam pelo mensageiro e redes sociais
29/08/2018 22:57 Tecnologia e Ciência
© DR
© DR

Usuários do WhatsApp estão sendo alvos de mais um golpe. Desta vez, uma suposta campanha do McDonald’s que promete refeições grátis nas lanchonetes da rede está circulando no app.

Segundo a empresa de segurança Kaspersky, a promoção falsa oferece dois combos grátis do McDonald’s em comemoração aos 78 anos da companhia. Contudo, a empresa foi fundada em 1955, e tem 63 anos.

Quando a vítima clica no link, é direcionada para um site que, supostamente, mostra os cupons remanescentes. As orientações para obter o benefício são: encaminhar a mensagem para todos os seus contatos e grupos do WhatsApp. Assim, o usuário receberia um código por SMS.

Como explica o 'Olhar Digital', para monetizar o ataque, os cibercriminosos encaminham as vítimas para sites que oferecem serviços pagos, incentivam a instalação de aplicativos legítimos em um sistema "pay-per-install", direcionam as vítimas para sites com muitos anúncios ou ainda oferecem a instalação de apps maliciosos.

A empresa Kaspersky dá dicas para não cair em golpes como este:

- Não clique em links: principalmente os recebidos de desconhecidos e links suspeitos enviados por amigos pelas redes sociais ou e-mail;

- Desconfie de supostas ofertas recebidas por SMS e anúncios no Facebook: para confirmar se a oferta existe, abra o navegador e acesse o site da empresa.

- Verifique o nome do domínio: é comum entre phishers o registro de domínios usando o nome de marcas famosas e já conhecidas no mercado, porém mudando uma letra no nome;

- Verifique o cadeado de segurança: confirme se o site possui conexão SSL (com cadeado de segurança). Raramente sites fraudulentos o exibem.

- Consulte quem é o dono do site: acesse a lista do PROCON e também o Registro.br, na sessão “Whois”, que informa quem registrou o site. Golpistas geralmente usam endereços de e-mail gratuitos para registrar o domínio (Hotmail, Gmail, etc).

Fonte: Notícias ao Minuto

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.