Polícia chinesa usa ‘óculos inteligentes’ para identificar pessoas

Basta que o policial olhe para alguém para acessar as informações daquela pessoa; sistema ajuda a encontrar foragidos, mas também pode prejudicar cidadãos inocentes
23/02/2018 03:39 Tecnologia e Ciência
 (e_rasmus/liuzishan/iStock)
 (e_rasmus/liuzishan/iStock)

A polícia chinesa começou a utilizar óculos equipados com tecnologia de reconhecimento facial para identificar criminosos procurados pela lei. Os aparelhos estão conectados remotamente a um banco de dados de suspeitos, o que significa que os agentes da lei podem encontrar fugitivos no meio de multidões. A tecnologia já auxiliou a polícia a capturar sete bandidos, de acordo com a imprensa estatal. Os sete eram acusados de crimes que iam de fugir de um acidente de carro até tráfico humano.

Os policiais também já puderam identificar 26 pessoas que utilizavam identidades falsas, segundo a imprensa chinesa. O sistema tira fotos de indivíduos e compara com o banco de dados disponível – em caso de ‘match’, dados pessoais (como nome completo e endereço residencial) são mostrados para o oficial.

A China é líder mundial em tecnologia de reconhecimento facial e monitoramento em grande escala: tem 170 milhões de câmeras de circuito fechado, e deve instalar mais 400 milhões nos próximos três anos.

Críticos da medida acusam a tecnologia de oferecer ainda mais poder às autoridades, que poderiam perseguir dissidentes políticos e até mesmo minorias étnicas.

Fonte: Lucas Baranyi / Super Interessante

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.