Quase a metade dos softwares usados no Brasil não são licenciados, diz estudo

05/06/2018 22:39 Tecnologia e Ciência
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Apesar de a pirataria ter diminuído nos últimos tempos, com menos programas sem licença sendo usados hoje que há um ano, cerca de 46% dos softwares utilizados no Brasil não estão devidamente licenciados. Esse é um dado fornecido pela entidade formada pela aliança de diversas empresas de grande importância no mercado da tecnologia, como a Microsoft, Apple, IBM e Salesforce, chamada Business Software Alliance (BSA), que realiza o levantamento a cada dois anos.

O Brasil recorre menos aos softwares ilegais, quando em comparação aos outros países da América Latina. Entretanto, o uso de programas não licenciados no país ainda é marcadamente superior à média internacional, de 37%. Mercados mais consolidados e fiéis aos produtos originais apresentam estatísticas bastante diversas, como os EUA com apenas 15% de softwares piratas, e o Japão, com 16%.

Antônio Eduardo Mendes da Silva, diretor da BSA no Brasil, afirma: “O Brasil segue em tendência de queda, teve uma redução de um ponto percentual em relação a 2016, mas ainda está longe de um patamar ideal”.

Os problemas em se utilizar softwares não licenciados vão além de um dilema meramente moral: programas que não recebem atualizações oficiais constantes acabam por tornar a segurança digital mais falha, uma vez que estão mais expostos a vulnerabilidades e, portanto, a ciberataques.

Fonte: Folha

Fonte: Canal Tech

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.