Representantes da Agência Espacial virão ao Estado analisar objeto que caiu 'do céu'

30/12/2014 17:22 Tecnologia e Ciência
Objeto caiu em propriedade rural de Santa Rita do Pardo durante o fim de semana e virou 'atração' entre moradores (Foto: Reprodução/Facebook).
Objeto caiu em propriedade rural de Santa Rita do Pardo durante o fim de semana e virou 'atração' entre moradores (Foto: Reprodução/Facebook).

Após 'luzes' não identificadas cortarem o céu de várias cidades de Mato Grosso do Sul na madrugada de domingo (28), um objeto identificado pela AEB (Agência Espacial Brasileira) até o momento como um tanque de foguete ou satélite foi encontrado em uma chácara em Santa Rita do Pardo.

A peça será analisada pela AEB, que através da assessoria de comunicação, afirmou ao Dourados News que um acontecimento como esse é raro, ainda mais com o objeto caindo inteiro literalmente do espaço, como aconteceu.

Ainda de acordo com a assessoria, a AEB recomendou ontem (29) o isolamento do objeto que caiu na propriedade rural de Santa Rita do Pardo e a Polícia Civil, por meio da perícia técnica, ficou encarregada de armazená-lo até que especialistas da AEB o busquem para as devidas análises, o que deve acontecer na semana que vem.

Até o momento, o material do tanque foi identificado como sendo constituído de fibra de carbono, que não é radioativo. Porém, a recomendação de isolamento da AEB é para prevenir algum tipo de imprevisto que possa ocorrer por conta da curiosidade despertada pelo objeto.

Ainda no domingo, o estudioso em astronomia e administrador da página 'Astronomia Dourados' no Facebook, Douglas Bortolanza Lara, afirmou ao Dourados News que o objeto e também as luzes vistas no céu eram lixo espacial. O acontecimento foi registrado em foto e vídeo por muitas pessoas que compartilharam na internet a curiosidade sobre o ocorrido.

Lixo espacial também caiu no Pará no início deste ano
Em Salinópolis, no Estado do Pará, no dia 28 de abril deste ano moradores encontraram um pedaço de fuselagem que caiu de um veículo espacial lançado do Centro de Kourou, na Guiana Francesa. De lá, decolam diversos foguetes que integram missões da Agência Espacial Europeia, a ESA.

Segundo a ESA, a peça teria caído no Atlântico e, em seguida, 'flutuado para o interior'.


Em abril deste ano objeto que também seria lixo espacial caiu no Estado do Pará (Foto: Tarso Sarraf/Estadão Conteúdo)

 

Fonte: Gizele Almeida/Dourados News

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.