Uma hora de videogame aumenta concentração, diz estudo

Pesquisa realizada com jogadores do game "League of Legends" mostrou que uma hora com um game pode aumentar a concentração
19/02/2018 00:16 Tecnologia e Ciência
League of Legends: jogo foi usado em pesquisa que mostra aumento de concentração como efeito de games (Josh Lefkowitz/Getty Images)
League of Legends: jogo foi usado em pesquisa que mostra aumento de concentração como efeito de games (Josh Lefkowitz/Getty Images)

Pesquisadores da Universidade do Arkansas, nos Estados Unidos, em colaboração com o Ministério da Educação da China, realizaram um estudo em que comprovam que o efeito de uma hora jogando videogame é positivo para o cérebro, pois aumenta a capacidade de concentração.

Os experimentos foram realizados em 19 pessoas que jogaram League of Legends por uma hora. Alguns já possuíam “experiência” com o jogo, participando de partidas há mais de dois anos, e outros nunca o tinham jogado.

Antes e depois da partida, suas habilidades visuais de atenção foram verificadas, através da exibição de uma imagem em uma tela de computador em duas posições diferentes, em que os participantes tinham que identificar os locais. Durante o experimento, os pesquisadores ainda monitoraram a atividade cerebral associada com a atenção, utilizando eletroencefalografia.

Pelos resultados iniciais, os “especialistas” no jogo tinham a capacidade de concentração maior que os “não especialistas”. Mas, após uma hora de videogame, a habilidade de foco se equiparou em ambos os grupos.

Apesar do efeito que uma hora de League of Legends causa na atividade cerebral, o que não foi definido, entretanto, é se a longo prazo a concentração se mantém ou sofre algum tipo de alteração.

Fonte: Exame

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.