Dourados discute combate à transfobia em roda de conversa

30/01/2020 14:58 Variedades
Roda de Conversa na Casa dos Conselhos discutiu ações de combate a LGBTfobia - Crédito: Divulgação
Roda de Conversa na Casa dos Conselhos discutiu ações de combate a LGBTfobia - Crédito: Divulgação

Roda de conversa realizada na quarta-feira (29) na Casa dos Conselhos para discutir o combate a transfobia marcou o Dia Nacional da Visibilidade Trans.

A atividade foi coordenada por Claudia Assunção, responsável pela articulação e debates, em nível municipal, das pautas LGBTQI+.

Segundo a Prefeitura de Dourados, a roda de conversa envolveu diversos atores sociais e contou, inclusive, com a presença da secretária municipal de Assistência Social, Maria Fatima Silveira de Alencar, que ressaltou a importância do tema ser discutido com diversos atores da rede socioassistencial, principalmente com a população LGBT.

“Esses segmentos são diretamente ligados ao atendimento à população trans e outras orientações sexuais”, pontuou.

No debate destacaram-se alguns avanços na garantia de direitos dessa população, como, por exemplo, os atendimentos na área da saúde e o uso do nome civil em cartório.

Foi concluído, contudo, que existem ainda diversas políticas sociais que não asseguram direitos a essa população por justamente não comporem banco de dados de estatísticas oficiais.

Apurou-se também que ainda que existam dados que apontem sobre a violência praticada contra a população trans, no país pouco se construiu como instrumento de combate a estas práticas.

De acordo com a secretária Fátima Alencar, é neste sentido que se pretende dar ênfase ao Dia Nacional da Visibilidade Trans, como resposta ao crescimento das violências motivadas pela LGBTfobia, sendo que o Brasil é país que mais mata a população LGBTQI+ no mundo.

“Parabenizamos e incentivamos iniciativas de combate à violência e a criação de leis que atendam a demandas reais dessa população que sofre pela injustiça social no nosso país”, afirmou.

Fonte: Dourados News

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.