Era assim que crianças ‘curtiam’ a infância há 700 mil anos

Acredite: era bem mais difícil do que a sua
18/02/2018 23:50 Variedades
 (Matthew Bennett/Reprodução)
 (Matthew Bennett/Reprodução)

Diferente do que você pode imaginar — e do que aparecia no desenho Os Flintstones —, a infância na Idade da Pedra não envolvia muitos brinquedos.

Utilizando diversas pegadas encontradas nos vales lamacentos do leste da África, arqueólogos estão descobrindo como nossos ancestrais gastavam a infância há cerca de 700 mil anos, em um estudo publicado no periódico Scientific Reports.

As pegadas provavelmente pertenceram ao Homo heidelbergensis, uma espécie extinta que dividia diversas similaridades com o Homo erectus e o Homo sapiens. Uma das pegadas, a julgar pelo formato e tamanho, pertenceu a uma criança com apenas 12 meses de idade.


(Matthew Bennett/Reprodução)

Os pesquisadores também encontraram uma enorme variedade de pegadas de animais — deixadas nas beiradas de um poço onde grandes mamíferos e pássaros se reuniam, perto de um vale na Etiópia. E não há dúvidas: nossos ancestrais estavam lá para caçar.

A descoberta mais interessante se trata de uma pegada que leva até a carcaça de um hipopótamo, atacado com ferramentas feitas de pedra. A análise destas descobertas indica que tudo encontrado ali foi criado durante a mesma época.

A proximidade de crianças pequenas indicas que elas eram permitidas em caçadas — e há uma chance de que era ali que elas aprendiam este ofício.

E você achando que sua infância era difícil.

Fonte: Super Interessante

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.