Internet em excesso pode causar dependência, diz especialista em MS

18/09/2013 18:03 Variedades

O Brasil está terceiro lugar no ranking de usuários ativos na Internet, em todo o mundo. Quando o assunto é tempo de acesso, o país lidera a lista. De acordo com uma pesquisa do instituto Ibope, em dezembro de 2012, os brasileiros gastavam por mês 43 horas e 57 minutos navegando na Internet. O que preocupa os especialistas são os efeitos colaterais que isso pode provocar. Esse é o tema da Enquete da Semana do Bom Dia MS, escolhido pelos telespectadores.

Em uma escola particular em Campo Grande, os alunos contam com sistema de Internet sem fio (wi-fi), mas o acesso ao mundo virtual é proibido nos celulares e tablets. O uso da Internet é liberado durante as aulas. A escola até disponibiliza notebooks para os alunos. Apesar de a Internet ser liberada, o conteúdo acessado pelos alunos é controlado. As redes sociais são bloqueadas durante o período das aulas.

Nas lan houses, onde o maior público é de adolescentes, a maioria fica horas conectada aos jogos online e às redes sociais. Em algumas lojas existe até o sistema corujão, em que os jovens ficam online das 22 horas até às 6 horas do dia seguinte.

Ficar conectado por muito tempo à Internet pode acarretar uma série de problemas, como explica o neurolinguista Assis Silva. "Temos dois grandes sensores, de prazer e satisfação ou de dor e sofrimento.

Se a Internet está levando a pessoa a ficar muito ligada a esse prazer, pode ficar dependente, assim como os dependentes químicos. Inclusive tendo reações violentas quando os pais, por exemplo, tentam controlar esse tempo que o jovem passa na Internet", explica.

Fonte: 94fm

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.