Problema em refinaria deixa MS e outros quatro estados com falta de gás de cozinha

11/10/2013 10:15 Variedades
Foto: Divulgação Distribuidoras estão racionando entrega de botijões.
Foto: Divulgação Distribuidoras estão racionando entrega de botijões.

Mato Grosso do Sul e outros quatro estados do país (São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso) estão com falta de gás de cozinha (GLP), conforme a Associação Brasileira das Revendedoras de Gás LP (Abragás). As informações são da Folha de S. Paulo.

"Houve um desencaixe no fornecimento da Petrobras. As distribuidoras estão recebendo, em média, entre 60% e 70% da necessidade", afirmou José Luis Rocha, presidente da entidade. "Não queremos causar pânico aos consumidores, mas estamos racionando sim o GLP em alguns lugares. Quem estava acostumado a comprar três, quatro botijões está levando só um", completou. De acordo com a Abragás, cerca de 95% dos lares brasileiros usam GLP.

De acordo com o Sindigás (Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo), as empresas estão trazendo o produto de várias partes do país para contornar a situação.

A entidade representa seis distribuidores de GLP, que detêm cerca de 90% do mercado. "O sindicato espera que, no prazo máximo de dois dias, essas dificuldades já estejam solucionadas graças ao esforço coletivo das distribuidoras", afirmou em nota.

REFINARIA

O problema, de acordo com a ANP (Agência Nacional do Petróleo), se deve a uma parada programada para manutenção na refinaria Henrique Lage, em São José dos Campos (SP), na qual houve uma redução na oferta de GLP. Mais cedo, a agência havia informado erroneamente que a paralisação havia sido em uma refinaria no Paraná.

A ANP admite que houve uma baixa nos estoques, por isso as distribuidoras restringiram os pedidos das revendas até a regularização da oferta. "A ANP está monitorando a situação, que deverá ser regularizada até semana que vem", informou o órgão em nota.

Fonte: Correio do Estado

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.