Coletores de lixo de Itaporã continuam trabalhando sem equipamentos de segurança

11/01/2014 14:00 Itaporã

Na segunda-feira (06), no início do período vespertino, o iFato publicou matéria abordando a falta de equipamentos de segurança aos coletores de lixo da cidade de Itaporã. No começo da manhã do dia seguinte, terça-feira, a assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal, divulgou nota, também publicada por este, anunciando que o prefeito havia entregue os materiais no final da tarde de segunda-feira, ou seja, horas depois da publicação por este site.

A agilidade na entrega dos equipamentos pós-publicação da matéria mostrou-se plausível de elogios, já que antes da publicação da mesma, o gerente de serviços urbanos relatou que não havia uma data prevista para a entrega.

A maior surpresa veio na quarta-feira (08), no final da tarde, pelos relatos da assessoria, aproximadamente, 48 horas depois da entrega dos equipamentos; momento em que começava uma leve chuva na cidade, uma equipe de coleta fazia seu serviço no centro de Itaporã, dos oito itens divulgados, os funcionários estavam usando apenas três, no caso a bota, caneleira e luvas (usada somente por dois, dos três coletores).

Capacete, protetores auriculares, colete refletivo, óculos de proteção e capa de chuva foram dispensados. Apesar de no momento estar garoando, o barulho ser intenso, risco de contaminação visível, entre outros fatores que podem prejudicar a saúde dos funcionários. A ocasião foi registrada em vídeo que segue nesta matéria. A situação foi repetida, na quinta-feira (09), desta vez em fotos, que seguem no final desta.

Ou os equipamentos entregues não foram suficientes, ou não houve treinamento sobre o uso. Segundo técnico em segurança no trabalho, de acordo com a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), Capítulo V, e de acordo com as Normas Regulamentadoras NR-1 e NR-6 da Portaria nº 3.214, de 08/06/1978, é obrigatoriedade do empregador fornecer os EPI’s e treinamento de uso e conservação dos mesmos. “É responsabilidades do empregador adquirir o equipamento adequado ao risco de cada atividade, exigir seu uso, substituir imediatamente, quando danificado ou extraviado, e orientar e treinar o trabalhador sobre o uso adequado, guarda e conservação”.


Fotos tiradas no dia 09 de janeiro (quinta-feira).

 

Fonte: iFato

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.