Carreta da Justiça atende Paraíso das Águas e Jaraguari na próxima semana

06/02/2020 07:57 Justiça
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Desde o dia 20 de janeiro, a unidade móvel da justiça está atendendo a população nas cidades que não são sede de comarca. Os primeiros atendimentos da Carreta da Justiça foram em Alcinópolis e Figueirão. Seguindo o calendário do ano de 2020, na próxima semana será a vez de Paraíso das Águas, nos dias 10 e 11. Depois a Carreta segue para Jaraguari, onde ficará nos dias 13 e 14. Importante lembrar que a Carreta da Justiça integra o programa Judiciário em Movimento, que torna 100% dos municípios sul-mato-grossenses sedes de comarcas.
 
Desde que foi lançada, em agosto de 2016, a iniciativa está levando mais qualidade e conforto no atendimento ao jurisdicionado, que não precisa mais deslocar-se de sua localidade para receber os serviços da justiça.
 
Quem busca os serviços oferecidos na unidade móvel, pode obter gratuitamente reconhecimento de união estável e conversão em casamento; exame de DNA para investigação e reconhecimento de paternidade; pedido de pensão alimentícia, execução e desoneração de alimentos; pedido de guarda de menores; conversão de separação judicial em divórcio e divórcio; cobranças e outros pedidos da área cível.
 
A unidade móvel é uma miniatura de um fórum: gabinete do juiz, sala para Promotor, Defensor Público, sanitário, uma pequena copa e a varanda na frente para recepção das pessoas, o que totaliza 44 m². O objetivo da proposta é aproximar o Judiciário da população e dar cidadania às pessoas que nunca tiveram atividade judicial e judiciária em sua cidade.
 
A Carreta da Justiça tem competência para atuar em processos cíveis, criminais e dos juizados especiais das comarcas ainda não efetivamente instaladas e que a escolha dos municípios e localidades a serem atendidas observa critérios técnicos e conveniência do Poder Judiciário.

Fonte: Dourados News

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.