Comarca de Dourados abre inscrição para curso de adoção

Para participar, os interessados devem procurar o Núcleo Psicossocial do Fórum
08/09/2018 11:18 Justiça
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Estão abertas, na comarca de Dourados, as inscrições para o Curso de Preparação à Adoção, requisito obrigatório para ingressar com processo para adotar crianças e adolescentes. O curso começa no dia 21 de setembro e será o único realizado no segundo semestre de 2018. 

Para participar, os interessados devem procurar o Núcleo Psicossocial do Fórum, localizado na Av. Presidente Vargas, 210, na região central da cidade, ou ligar no telefone 3902-1773.

Serão sete encontros que abordarão os seguintes temas:

  • Adoção e o seu procedimento judicial;
  • O processo de Habilitação para adoção;
  • Gestação Adotiva: motivos e expectativas para adoção;
  • Famílias por adoção: a construção da parentalidade;
  • Crianças em condições de acolhimento institucional: histórias, expectativas e necessidades;
  • Tornar-se pais por adoção: educar, estabelecer limites e respeitar a identidade da criança/adolescente;
  • Adoções necessárias e diferentes constituições familiares; e
  • Chegada do filho e processo de adaptação – desafios e conquistas.

O primeiro encontro (21/09) começará às 13h30 e os demais começarão sempre às 19 horas.

Importante lembrar que recentemente foi aditado o convênio entre o Poder Judiciário de MS e a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), para que estagiários do último ano do curso de Psicologia auxiliem os pretendentes à adoção em todas as etapas do urso. 

Os acadêmicos são supervisionados pela Professora Doutora Verônica Aparecida Pereira e pela psicóloga do Fórum Regina Célia da Silva dos Reis. Os estagiários estarão todas as segundas-feiras, no período da tarde, atendendo os pretendentes à adoção no Fórum de Dourados.

Esse trabalho irá auxiliar as pessoas que estão em processo de adoção a definir o perfil do filho desejado e os motivos que levaram ao desejo da adoção. Os acadêmicos de psicologia atuarão também com as famílias no estágio de convivência com as crianças e no o Núcleo de Pós Adoção, atendimento oferecido pelo Grupo de Apoio à Adoção de Dourados GAAD-Acolher.

Fonte: Dourados News

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.