Indígenas reivindicam terra e ocupam fazenda em cidade do MS

28/11/2014 14:14 Justiça
Divulgação
Divulgação

Indígenas da etnia terena ocuparam a fazenda Maria do Carmo na madrugada desta sexta-feira (28), no Distrito de Taunay, em Aquidauana, cidade localizada a 131 km de Campo Grande. Segundo informações do comandante do Batalhão da Polícia Militar (PM) do município, Renato Tolentino, o grupo é formado por mais de 100 indígenas, entre homens, mulheres, crianças e idosos, e está na entrada da propriedade.

A polícia foi acionada pelos donos da fazenda. De acordo com a proprietária, Sauma Saigalli, cerca de 20 pessoas, contando com funcionários, estão trancados na sede da propriedade.

Ainda segundo informações da PM, os indígenas estão com arcos, flechas e pedaços de pau. Até o momento, não houve confronto e nem feridos no local.

A assessoria de imprensa da Fundação Nacional do Índio (Funai) informou que os índios chegaram à fazenda por volta das 4h (de MS) e foram recebidos por seguranças armados da propriedade. O órgão confirmou que os índios não portam armas de fogo. Um representante da Funai já está no local.

Segundo informações do coordenador técnico da Funai em Aquidauana, João Valdir, moradores de sete aldeias do município participam da ocupação. Ele informou ao G1 que o grupo reivindica o reconhecimento da área como Terra Indígena.

A PM aguarda a achegada da Polícia Federal (PF) de Campo Grande no local.

 

Fonte: G1 MS

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.