Jovens desaparecem durante confronto entre indígenas e fazendeiros
Dois adolescentes Guarani e Kaiowá estão desaparecidos desde o ataque ocorrido na última quarta-feira (24), na terra indígena de Kurusu Ambá, município de Coronel Sapucaia, região sul de Mato Grosso do Sul. Os cerca de 60 indígenas que participaram da retomada de áreas tradicionais, na última segunda-feira (22), se dispersaram durante as ofensivas e, na fuga, dois adolescentes, G.G., de 14 anos, e T.B., de 12 anos, desapareceram e até agora não foram encontrados. As buscas são realizadas por equipes da Força Nacional, Funai e indígenas.
Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Federal, o deputado Paulo Pimenta (PT-RS), que visitou os locais onde aconteceram os ataques dos paramilitares contra os Guarani e Kaiowá, alerta que novas ofensivas destes grupos podem ocorrer nos próximos dias. O ponto de maior tensão no momento é na divisa entre as cidades de Aral Moreira e Amabai, onde, no início da semana, mais famílias indígenas retomaram territórios tradicionais na antiga aldeia Guaiviry.
Segundo indígenas que participaram destas retomadas, homens armados permanecem em tocaia em fazendas próximas aos acampamentos erguidos nestas terras tradicionais. Durante a semana, o deputado Paulo Pimenta intermediou junto ao Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, a atuação da Força Nacional de Segurança Pública, que já está na região, a fim de impedir novos ataques sobre os Guarani e Kaiowá.
Na manhã de hoje, agentes das forças de segurança realizaram uma reunião em Amambai para planejar a atuação. A Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e trabalho enviou mantimentos e agasalhos para os Guarani e Kaiowá.
Fonte: Dourados Agora
COMENTÁRIOS
Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.