Justiça determina retirada de escombros de ponte que caiu no rio Santo Antônio

Desabamento de ponte de concreto sobre rio em Guia Lopes da Laguna há 2 anos ganhou repercussão nacional
18/02/2019 19:28 Justiça
Ponte que desabou sobre o rio Santo Antônio havia sido inaugurada em 2012. (Foto: MPMS/Divulgação)
Ponte que desabou sobre o rio Santo Antônio havia sido inaugurada em 2012. (Foto: MPMS/Divulgação)

Atendendo a pedido da Promotoria de Justiça do Meio Ambiente de Jardim, a Justiça de Mato Grosso do Sul determinou a retirada de escombros da ponte de concreto que desabou, em janeiro de 2016, no rio Santo Antônio, em Guia Lopes da Laguna. A decisão ocorreu em ação civil pública com pedido liminar, cobrando da Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) a tomada de providências no caso.

Conforme relembrou o MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) na ação, em janeiro de 2016 uma grande ponte de concreto caiu sobre o rio Santo Antônio, próximo à zona urbana de Guia Lopes. O desabamento da estrutura, inaugurada em 2012, ganhou repercussão nacional diante de filmagens sobre o fato.

Perícias da PMA (Polícia Militar Ambiental), Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) e do Daex (Departamento Especial de Apoio às Atividades de Execução do MPMS) comprovaram que houve danos ambientais por conta dos escombros com a obstrução do leito do rio (formando bancos de areia e colaborando com o assoreamento, dificultando a reprodução dos peixes e atingindo a pesca e a exploração da pesca e do turismo nos rios Santo Antônio e Miranda).

Acionada, a Agesul apontou que a responsabilidade pela queda da ponte foi tema de debate judicial. A 2ª Vara da Comarca de Jardim determinou, então, que sejam retirados todos os escombros da ponte e seja apresentado um projeto de recuperação de área degradada para recuperação dos locais de proteção, atacando avaliação do promotor Allan Cobacho, segundo quem o debate no Judiciário pode se arrastar por anos e danos no rio avançam.

Fonte: Humberto Marques / Campo Grandes News

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.