MP-MS aponta casos de nepotismo e Prefeitura exonera cinco servidores
O MP-MS (Ministério Público Estadual) abriu um inquérito para apurar possíveis casos de nepotismo me Iguatemi. Ao todo, dezesseis servidores estão sendo investigados.
Entre os investigados, está o secretário Municipal de Obras e Infraestrutura do município, Edson Palla, e a servidora Sharmilla G. Palla, sua filha, nutricionista aprovada em concurso público.
As investigações tiveram início após uma denúncia anônima feita na Ouvidoria do MP-MS, listando os nomes dos servidores e as possíveis relações de parentesco.
O promotor de Justiça de Iguatemi, Dr. Thiago Barbosa da Silva então enviou ofício à prefeita de Iguatemi, Patrícia Derenusson Nelli Margatto Nunes (PSDB), cobrando esclarecimentos a respeito dos vínculos e cargos ocupados pelos denunciados.
Em resposta aos ofícios, a prefeita comunicou a exoneração de cinco servidores que tinham relação de parentesco ou eram casados com outros funcionários públicos admitidos anteriormente.
Em relação à filha do secretário de Obras, Edson Palla, a prefeita Patrícia Nunes alegou que a nutricionista foi contratada mediante aprovação em concurso, antes mesmo da nomeação do secretário.
A mesma justificativa foi utilizada para justificar a nomeação de uma odontóloga aprovada em concurso, irmã de outra servidora. Outros dois servidores, segundo a Prefeitura, teriam parentesco de 5º grau, o que não configuraria nepotismo.
De acordo com a Súmula Vinculante n. 13, do STF (Supremo Tribunal Federal), configura nepotismo a nomeação de parente em linha reta até o 3º grau para cargo em comissão, direção, chefia ou assessoramento.
Fonte: Joaquim Padilha / Midiamax
COMENTÁRIOS
Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.