PF de Dourados venda os olhos e 'cala a boca' em manhã de protestos

07/05/2014 09:55 Justiça
Cido Costa
Cido Costa

De olhos vendados e com a ‘boca fechada’, agentes, escrivães e papiloscopistas da Polícia Federal de Dourados se reuniram na manhã de hoje (07) em frente à sede da delegacia regional, localizada na Vila Popular, para um protesto em âmbito nacional contra o sucateamento da segurança pública.

Segundo a Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), os olhos vendados são uma alusão ao Dia do Oftalmologista comemorado neste 7 de maio, e representa a gestão ‘míope’ da segurança brasileira. Já as mordaças são alusivas ao Dia do Silêncio, também celebrado hoje, e remete à censura que a entidade sofre nas investigações.

“7 de maio é dia de parar e enxergar o aumento da violência e da criminalidade em todo país. Não bastasse a necessidade de democratização das polícias brasileiras, o ministro da justiça do governo Dilma, José Eduardo Cardozo, insiste em militarizar a segurança pública, ignora as recomendações da ONU e considera solução apontar tanques e fuzis para a população”, diz a federação em nota.

Ainda conforme a Fenapef, nos últimos anos a PF recebeu inúmeros boicotes por parte do governo, resultando em problemas como: “fronteiras desamparadas, aeroportos vulneráveis, burocracia que leva à impunidade, interferências políticas nas investigações, queda de produtividade, insatisfação dos servidores, índices alarmantes de doenças e suicídios e a queda do combate ao crime organizado”.

Como tem sido noticiado pelo Dourados Agora, desde o início do ano a Polícia Federal tem aderido a manifestos nacionais contra o caos na segurança pública. Segundo o presidente do Sindicato Regional dos Policiais Federais em Mato Grosso do Sul (Sinpef/MS), Carlos Silva, mais ações devem acontecer até o início da Copa do Mundo, e uma greve não está descartada.

Fonte: Dourados Agora

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.