Puccinelli e filho deixam Centro de Triagem sob blindagem de assessores

Ex-governador e André Puccinelli Junior foram presos em 20 de julho durante a Papiros de Lama; habeas corpus foi concedido nesta quarta-feira pelo STJ
19/12/2018 18:47 Justiça
Puccinelli deixou o Centro de Triagem em veículo de assessor. (Foto: Paulo Francis)
Puccinelli deixou o Centro de Triagem em veículo de assessor. (Foto: Paulo Francis)

O ex-governador André Puccinelli e seu filho, o advogado André Puccinelli Junior, deixaram na tarde desta quarta-feira (19) as dependências do Centro de Triagem Anizio Lima, no Complexo Penitenciário de Campo Grande. A saída ocorreu por ordem da ministra Laurita Vaz, do STJ (Superior Tribunal de Justiça), ao acatar recurso em habeas corpus no início da tarde, e em meio a uma “operação” coordenada por advogados e aliados, a fim de evitar contato dos dois com a imprensa.

Presos desde 20 de julho durante a operação Papiros de Lama, Puccinelli e o filho deixaram o Centro de Triagem em um automóvel Toyota Corolla pertencente a um advogado. O veículo adentrou as dependências do complexo penal para buscar o ex-governador e Puccinelli Junior –prática pouco comum até aqui envolvendo presos provisórios no local, que deixavam o Centro de Triagem pela porta da frente e entravam nos veículos já na calçada.

Fotografados apenas dentro do veículo por jornalistas, Puccinelli e Puccinelli Junior deixaram o local sem dar declarações. Eles seguiram para o apartamento onde vive o ex-governador, em um edifício no Jardim dos Estados.

Minutos antes da soltura, o advogado Renê Siufi disse à imprensa que, provavelmente, o ex-governador e seu filho não sairiam nesta quarta, pois a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) não havia sido notificada da decisão soltando os dois –a ministra do STJ determinou, por volta das 15h30 (de MS), que a Justiça Federal fosse notificada quanto ao habeas corpus.

Um grupo de pessoas, apontadas como assessores do ex-governador e de seus aliados, aguardavam a liberação tomando tereré em frente ao Centro de Triagem, enquanto um “batalhão” formado por sete advogados cuidava de trâmites burocráticos no local.

O habeas corpus põe fim a uma espera que durou cinco meses pela liberação do ex-governador. Puccinelli foi detido em 20 de julho pela segunda vez –em novembro de 2017, foram cerca de 40 horas à disposição da Justiça, também dentro das investigações da operação Papiros de Lama.

A operação investiga o uso do Instituto Ícone como suposto destino de recursos ilegais, provenientes de pagamentos de propina e desvios de verbas públicas, a serem entregues para Puccinelli. Registrado em nome do advogado João Paulo Calves –também preso na ação, mas solto em 23 de outubro deste ano e colocado sob medidas restritivas de liberdade–, o Ícone pertenceria de fato a Puccinelli Junior.

Durante as investigações, também foi realizada ação de busca e apreensão em quitinetes em Indubrasil, que guardariam documentos e itens de Puccinelli. O Ministério Público e a Polícia Federal apontam haver ali provas de crimes como lavagem de dinheiro, com o uso de atividades rurais para esquentar recursos ilegais. Tais suspeitas foram rechaçadas pela defesa dos suspeitos.

O prejuízo apurado na Papiros de Lama supera os R$ 230 milhões. A ação integra a Lama Asfáltica que já chegou à sexta fase e apura ilegalidades em licitações e contratos na gestão de Puccinelli.

Fonte: Humberto Marques e Liniker Ribeiro / Campo Grandes News

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.