Semiaberto de Dourados será entregue em julho

09/05/2014 15:28 Justiça
Noticia/MS
Noticia/MS

As obras de construção do novo presídio Semiaberto de Dourados serão entregues até julho deste ano. A garantia foi dada pelo secretário de Segurança Pública do Estado, Wantuir Jacini, que esteve em Dourados, esta semana, para vistoriar a implantação da rede de água a esgoto no local. O novo semiaberto de Dourados terá capacidade para abrigar 450 internos. O presídio está sendo construído às margens da Rodovia MS-379 (saída para o Distrito de Panambi), ao lado da Penitenciária de Segurança Máxima Harry Amorim Costa. O novo semiaberto está demandando investimentos de R$ 6.532.628,72. Os recursos são oriundos do Ministério da Justiça, por meio de articulação do deputado federal Geraldo Resende (PMDB) com contrapartida do Governo do Estado, que é o executor das obras.

Edificado numa área de 25,7 mil metros quadrados, a área construída será de 3,6 mil metros quadrados. Os detentos poderão trabalhar monitorados com segurança e eficiência pela polícia, já que prédio contará com guaritas de vigilância e de acesso, além de módulo de convivência coletiva, oficina polivalente e prática esportiva. Entre outras estruturas, o prédio terá 36 celas com capacidade para 12 pessoas cada; refeitório para a administração, cozinha, biblioteca, secretaria, sala para dentista, enfermaria, farmácia, alojamento para agentes, sala de revista, alojamento para a Polícia Militar, uma cela para pessoas com deficiência e outra para idosos, celas para visitas íntimas, quadra de esportes e salão de múltiplo uso.

O deputado federal Geraldo Resende comemora o andamento dos trabalhos. “Desde 2007, vínhamos trabalhando para convencer o governo do Estado e o governo federal de que essa estrutura é indispensável. Em diversas ocasiões, as pessoas nos procuraram falando da importância da implantação de um novo prédio para o semiaberto em Dourados, reivindicação que por várias vezes apresentamos ao Estado”, explica.

A secretaria de Segurança Pública também estuda ativar o presídio feminino no local em que hoje funciona o Semiaberto, na área central de Dourados, depois que os internos forem transferidos para a nova estrutura. Atualmente elas são levadas para Jateí, cujo presídio estaria lotado.

Fonte: Dourados Agora

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.