TRT de MS inaugura sede própria da Vara do Trabalho de Jardim

Durante 14 anos a Vara do Trabalho funcionou em imóvel locado pela prefeitura municipal de Jardim
10/11/2018 15:01 Justiça

A Vara do Trabalho de Jardim, inaugurada na última sexta-feira, 9 de novembro, em prédio próprio é também referência em sustentabilidade. Como base, seu  projeto de construção priorizou a  a captação de energia solar e água da chuva.

A obra de 627 m² de área construída levou sete meses para ser finalizada. Após 14 anos, a  Vara do Trabalho funcionou em imóvel locado pela prefeitura municipal de Jardim, estará atendendo a partir da próxima segunda-feira (12), em suas novas instalações na Avenida Duque de Caxias - Em frente à Praça Getúlio Vargas.

O ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Marcio Eurico Vitral Amaro, marcou presença na solenidade e elogiou o projeto arrojado. "O caminho hoje é garantir a sustentabilidade, evitando o desperdício de recursos naturais e proporcionando a economia de gastos públicos, sobretudo diante das dificuldades orçamentárias que se apresentam ultimamente", concluiu o ministro.

Para o Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região, desembargador João de Deus Gomes de Souza, a inauguração da sede própria representa um avanço para a população que será mais bem atendida nas novas instalações. "Hoje o papel da Justiça do Trabalho não é apenas julgar conflitos entre capital e trabalho, mas de olhar para a população e ajudar naquilo que pode ser feito com ações de responsabilidade social", defendeu o desembargador.

Segundo o Juiz Titular da Vara do Trabalho de Jardim, Aparecido Travain Ferreira, a nova sede representa o trabalho de uma década. "Nós começamos a negociar esse terreno em 2007 e tivemos uma série de percalços. O terreno adquirido pela Prefeitura Municipal e cedido para a União para a construção da sede própria irá proporcionar um atendimento digno a todos os jurisdicionados e servidores, garantiu o magistrado.

Quem marcou presença no evento, foi o prefeito de Jardim, Guilherme Alves Monteiro, que agradeceu e parabenizou à equipe de magistrados da Justiça do Trabalho pela construção da nova sede da Vara do Trabalho de Jardim. "Vocês valorizam a nossa cidade e Jardim ganha com um prédio tão valoroso quanto este", destacou o prefeito.

O Fórum Trabalhista da Vara do Trabalho de Jardim recebeu o nome de "Edmilson Brum Escobar", homenagem ao oficial do Cartório de Registro de Imóveis da Comarca e ex-vereador de Jardim, falecido no ano de 2013.

Nova Sede
São diversas inovações na construção do projeto da nova sede em Jardim - MS, dentre as quais podemos destacar soluções de sustentabilidade que deverão gerar economia de água e energia elétrica. Uma deles é o sistema de captação e reaproveitamento de água da chuva com armazenamento de 6 mil litros que, nos meses chuvosos, deve garantir uma economia de 25% na conta de água.

O prédio conta também com placas fotovoltaicas que possibilitam a geração de energia elétrica a partir da luz solar. Lâmpadas e lâmpadas de LED na iluminação interna e externa irão garantir uma economia de até 40% ao mês. ,Além de focar na sustentabilidade na Vara do Trabalho de Jardim também  proporciona a acessibilidade para portadores de necessidades especiais, atendendo a todos os critérios, compondo também um moderno sistema de segurança com alarmes, monitoramento e controle de acesso.

O investimento para a construção do novo prédio foi de R$ 1.366.407,61 e atende às exigências da Resolução nº 201/2015 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) sobre a criação das unidades socioambientais, em órgãos e conselhos do Poder Judiciário em relação à logística e sustentabilidade.

Instalação
Ciada pela Lei Nº 10.770, de 21 de novembro de 2003, a Vara do Trabalho de Jardim foi criada e instalada em 29 de novembro de 2004, pelo então Presidente do Tribunal, Desembargador João de Deus Gomes de Souza. Sua jurisdição abrange os municípios de Jardim, Porto Murtinho, Caracol, Bela Vista, Guia Lopes da Laguna, Nioaque e Bonito.

Fonte: Daiane Becker / Prefeitura de Jardim

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.